sexta-feira , Fevereiro 23 2018
Home / Manutenção / Converter fogão gás encanado

Converter fogão gás encanado

Atualmente, muitos modelos de fogões estão vindo adaptados para receber os dois tipos de gases usados no eletrodoméstico: o gás natural ou o LP. Porém, todos os modelos saem da fábrica para funcionar com o clássico botijão de gás.

O gás encanado também conhecido como gás natural ou GN, são constituídos principalmente por metano, ele possui uma característica muito evidente que é sua facilidade de dissipação em caso de vazamento.

A transição do gás encanado para o gás liquefeito de petróleo ou GLP (botijão de gás), é uma realidade muito comum hoje em dia. Os prédios residências e comerciais, e as casas estão optando por escolher o gás natural para o seu fogão.

A dúvida frequente é se realmente vale a pena fazer a adaptação / conversão do fogão que utiliza botijão de gás para o gás encanado. Primeiramente, é importante entender qual a diferença desses dois gases e analisar essa opção.

Os dois tipos de gases

  • Gás natural

O gás natural, também conhecido como GN ou gás encanado chega até as residências e prédios através de uma rede de distribuição autorizada. Ele é formado por 90 % de metano e sua principal característica é ser mais leve que o ar.

Ou seja, por ser menos denso ele se dissipa facilmente em casos de vazamento. Além disso, ele é um gás que nunca vai ser interrompido, você nunca terá problemas com o gás acabando no meio do jantar ou com a oscilação das chamas.

  • Gás GLP

O gás clássico distribuído pelos botijões é o chamado gás GLP (gás liquefeito de petróleo). O GLP é mais econômico comparado ao gás natural, porém os botijões apresentam mais risco quando o assunto é vazamento.

Diferente do gás natural, o GLP não se dissipa tão rapidamente, ele é um gás mais denso e por isso costuma se acumular em regiões mais baixas.

Conversão do fogão para gás encanado

Se você possui um fogão que não possui opção para gás natural, existe a possibilidade de fazer a adaptação para convertê-lo do gás GLP para o gás encanado.

A conversão é oferecida pelo próprio fabricante se o fogão ainda estiver na garantia ou por uma empresa especializada no serviço de conversão de gás.

Qual a melhor opção para o meu fogão a gás?

A escolha da melhor opção irá depender das preferências e necessidades de cada um. Tanto o gás natural, como o gás GLP funcionam adequadamente e possuem vantagens e desvantagens.

As diferenças podem ser notadas na frequência e tamanho das chamas, uma vez que o Gás GLP tem mais pressão porém, suas oscilações são bem mais frequentes.

O gás encanado possui mais estabilidade de chamas e tem a característica de não ser tão imprevisível como o botijão de gás, pois sua distribuição não é interrompida.

Conclusão

Se as vantagens e características do gás encanado foi o suficiente para que você escolha esse tipo de gás para o seu fogão, não se esqueça que o serviço de conversão é feito somente por profissionais especializados.

A Top Service – Assistência Técnica, possui serviços de excelência no mercado para converter o seu fogão para o gás encanado, entre em contato e veja a disponibilidade da empresa.

Sobre Admin

Veja também

Minha lava e seca parou de funcionar – O que fazer?

Você acordou, foi fazer a lavagem e secagem de roupas com a sua máquina, e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *